Quantcast
Channel: Empreendedores Criativos » oceano azul
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Investindo em ser diferente

$
0
0

Matriz Avaliacao de Valor-CapaSe você está acompanhando a série de ferramentas práticas para empreendedores criativos, percebeu que as duas últimas tinham um cunho pessoal forte, apesar de poderem ser usadas também para empreendimentos. Já o exercício de hoje, serve para avaliar a estratégia de diferenciação adotada pelo negócio, mas cabe dizer que pode ser usada também pra definição de atuação profissional pessoal.

Trata-se da Matriz de Avaliação de Valor, do já conhecido “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (clique aqui para ler mais sobre o assunto). O livro, publicado em 2005 (lançado no Brasil pela Editora Campus), articula o conceito de mercados inexplorados – ou oceanos azuis, como chamam os autores. O texto apresenta matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócios e analisa casos de sucesso, como o do Cirque Du Soleil.

A Matriz de Avaliação de Valor é uma ferramenta super poderosa, não só para realizar um diagnóstico do mercado no qual você atua, mas também para se posicionar diferentemente dos seus concorrentes, buscando a diferenciação. A ferramenta permite avaliar no que outros jogadores do seu mercado estão investindo, os atributos nos quais se baseiam seus produtos e serviços e o que entregam aos seus clientes, para avaliar diferentes focos e possibilidades de diferenciação. Então mãos à obra!

Ferramenta: Matriz de Avaliação de Valor

Referência: adaptado de “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Via Marie Forleo.

Pra que: fazer um diagnóstico do mercado no qual atua (ou irá atuar) e entender como se posicionar diferentemente de seus concorrentes.

Materiais necessários: folha A4, régua, canetinhas de diferentes cores.

Passo a passo:

1. Pegue uma folha A4 e desenhe dois eixos, um vertical e outro horizontal. O vertical indica gradação, de menos para mais a medida que cresce. Pra facilitar a análise, inclua outras linhas no eixo horizontal.

2. Tendo como base o eixo horizontal, vá incluindo fatores que são determinantes no mercado no qual você atua. Pense no que seus concorrentes enfatizam em suas ofertas. Alguns exemplos são preço, funcionalidades, entrega, serviços ao cliente, marca, design, garantias etc.

3. Agora mapeie qual a ênfase seus concorrentes colocam em cada um desses fatores, lembrando que quanto mais acima no eixo vertical, maior ênfase.

4. Agora mapeie a sua atuação nesse mesmo mercado, tentando avaliar como pode se diferenciar de seus concorrentes.

5. Avalie quais são os seus pontos de diferenciação principais e como pode enfatizá-los e comunicá-los aos seus clientes.

Dicas:
- Quanto mais detalhado o eixo horizontal, mais poder de análise sua ferramenta possui.

- Antes de fazer o exercício pesquise atentamente seus concorrentes. No que investem? Como comunicam suas ofertas? Depois de mapeadas essas informações, coloque as informações na matriz.

- A ferramenta pode ser utilizada para um negócio ainda a ser criado, ou também para mudança de foco em negócios já existentes.

O que posso fazer com essa informação?

- Avaliar claramente os fatores que fazem diferença em determinado mercado.

- Avaliar qual o posicionamento da sua empresa em dado mercado, explorando atuação diferenciada.

- Descobrir nichos inexplorados em determinados mercados.

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images